Extraído da soja também muito presente nos ovos, a Lecitina de Soja é uma substancia rica em fosfolipídeos e triglicerídeos. Devido seu alto teor de ácidos graxos insaturados promove a redução de gorduras corpóreas, reduzindo colesterol e triglicéride.
A lecitina é um tipo de gordura natural obtida durante a produção do óleo de soja, e é rica em colina, inositol, fosfatídios e ácidos graxos poli-insaturados essenciais.
Seus principais benefícios para a saúde são:
Por ter uma boa ação como emulsificante, também é muito usada em géis transdérmicos, o que promove maior permeação na epiderme e derme. Esta função também é responsável na redução de colesterol no sangue, fazendo que diminua o risco de deposito de colesterol nas artérias e vasos sanguíneos. Auxilia no controle de redução de peso por metabolizar a gordura corpórea uniformemente, distribuindo de forma homogênea na corrente sanguínea, além da sua ação diurética. Ótimo também para gordura no fígado, pois se a produção corpórea pelo figado estiver prejudicada, ele pode ficar comprometido aumentando os níveis de gordura. A deficiência esta relacionada para quem já possui insuficiência renal, podendo gerar problemas como formação de cálculos. Componente muito presente no cerébro e no sistema nervoso central, por auxiliar na diminuição do stress e melhorar funções cerebrais por ser fonte de energia adicional para as células. Auxilia nos sintomas secundários para diabéticos, psoríase por estar muitas vezes relacionada com altos níveis de colesterol. Diminui desgaste físico em atletas e em idosos auxilia em demência nervosa sendo também coadjuvante em tratamentos como Alzheimer. Muito usada para mulheres para tratamentos de sintomas na menopausa. Regular a produção hormonal; Combater a dor de cabeça, por ser rica em ômega-3 e ômega-6; Melhora a memória em caso de Alzheimer; Melhora o desempenho físico de alguns atletas ajudando a diminuir a fadiga e o cansaço. Modo de uso Geralmente recomenda-se o consumo de 2 cápsulas de lecitina, 3 vezes ao dia, junto comum pouco de água, durante as refeições. Mas a dose varia entre 0,5g a 1g ao dia, podendo-se aumentar até 2g ao dia.
Possíveis efeitos colaterais A lecitina da soja é bem tolerada, não havendo qualquer efeito desagradável após seu uso.
Quando não tomar A lecitina de soja só deve ser consumida durante a gravidez e a amamentação segundo recomendação médica. Além disso, deve-se estar atento ao surgimento de sintomas como dificuldade em respirar, inchaço na garganta e nos lábios, manchas vermelhas na pele e coceira, pois eles indicam alergia à lecitina, sendo necessário suspender a suplementação e ir ao médico.
FONTE:
- MAPRIC, http://www.mapric.com.br/anexos/Boletim686_02122011-12h15.pdf, 2018 apud BATISTUZZO, José Antônio de Oliveira. Formulário Médico Farmacêutico. 3°ed. São Paulo: Pharmabooks, pág. 580; 2006. Cardinal Health. - FLORIEN, 2018, AP